Alice Micelli
!["Em profundidade - Campos Minados" - Angola, 2018, 15 impressões com pigmento sobre papel, 109 x 73cm, cada, aquisição/comissionamento](https://institutopipa.com/wp-content/uploads/2023/07/01.jpg)
!["Em profundidade - Campos Minados" - Bósnia, 2016, 9 impressões com pigmento sobre papel , 70 x 100 cm, cada, aquisição](https://institutopipa.com/wp-content/uploads/2023/07/BiH01.jpg)
!["Em profundidade - Campos Minados" - Colômbia, 2015, 7 impressões com pigmento sobre papel, 109 x 73 cm, cada, aquisição](https://institutopipa.com/wp-content/uploads/2023/07/01-Thiago.jpg)
!["Em profundidade - Campos Minados" - Camboja, 2014, 11 impressões com pigmento sobre papel , 109 x 73 cm, cada, Prêmio PIPA e PIPA Voto Popular Exposição 2014](https://institutopipa.com/wp-content/uploads/2023/07/KH01.jpg)
“Em profundidade – Campos Minados”,
Angola, 2018, 15 impressões com pigmento sobre papel, 73 x 109 cm, cada
Bósnia, 2016, 9 impressões com pigmento sobre papel , 70 x 100 cm, cada
Colômbia, 2015, 7 impressões com pigmento sobre papel, 73 x 109 cm, cada
Camboja, 2014, 11 impressões com pigmento sobre papel , 73 x 109 cm, cada
Bárbara Wagner
!["RISE", 2018, vídeo, 2K, cor, som, duração 20'](https://institutopipa.com/wp-content/uploads/2023/07/RISE-still.-2K-colour-5.1-sound-20-min.-Barbara-Wagner-and-Benjamin-de-Burca-2018_06-1-1.jpg)
!["RISE", 2018, vídeo, 2K, cor, som, duração 20'](https://institutopipa.com/wp-content/uploads/2023/07/RISE-still.-2K-colour-5.1-sound-20-min.-Barbara-Wagner-and-Benjamin-de-Burca-2018_08-1.jpg)
!["RISE", 2018, vídeo, 2K, cor, som, duração 20'](https://institutopipa.com/wp-content/uploads/2023/07/RISE-still.-2K-colour-5.1-sound-20-min.-Barbara-Wagner-and-Benjamin-de-Burca-2018_10.jpg)
“Rise”, é uma produção cinematográfica de Bárbara Wagner e Benjamin de Burca
2K, cor, áudio [2K, color, sound]
20’00”
Edição de [Edition of] 5 + 2 AP
2018
Quando a fusão de palavra e música é colocada como desafio para jovens de grupos periféricos, muitas vezes o imaginário social associa esse exercício à prática do rap ou do hip hop. No entanto, na contramão dessa visão estereotipada, Bárbara Wagner, ganhadora do Prêmio PIPA 2017, e Benjamin de Burca, criaram o filme “Rise”. A produção, teve parte comissionada pelo Instituto PIPA, sendo resultado do projeto de residência concedido pelo Prêmio PIPA à artista, na Residency Unlimited, em Nova York, – que foi também comissionado pelo AGYU (Art Gallery of York University, Toronto) – narra o universo musical de jovens de Scarborough, periferia de Toronto, no Canadá.
O filme investiga a trajetória desses poetas e cantores que participam de RISE, “Reaching Intelligent Souls Everywhere”, projeto do poeta canadense Randell Adjei, que desde 2012 provoca esses jovens a contar suas histórias e experiências pessoais em melodia. O movimento utiliza o conceito de edutainment (education e entertainment) para expandir o universo cultural desses descendentes de africanos e caribenhos que, muitas vezes, são marginalizados pelas origens periféricas e associados à realidade violenta e misógina.
Barbara Wagner e Benjamin de Burca acompanharam o grupo de jovens – que valoriza histórias de amor, trabalho e justiça – em uma estação de metrô recém-inaugurada em Toronto, que simboliza a união entre cidade e periferia. A linguagem do filme torna tênue o hibridismo entre documentário e ficção e valoriza a poesia e o multiculturalismo. O filme foi apresentado pela primeira vez, em julho de 2018na Trienal de Arte Contemporânea de Cleveland, EUA.
Daniel Beerchester
!["Liberation 4.0", 2018, instalação de vídeo, 8′, edição, 2/5 + 1AP](https://institutopipa.com/wp-content/uploads/2023/07/Liberation-4.0-video-still-1024x683.jpg)
!["Liberation 4.0", Rio-Panorama III, colagem de fotos (Fine-Art-Print colado em Fine-Art-Print), 40 x 80 cm, edição 2/3 + 1 AP](https://institutopipa.com/wp-content/uploads/2023/07/Liberation-4.0-Rio-Panorama-III-1024x512.jpg)
!["Liberation 4.0", 2018, Rio-Panorama I, colagem de fotos (Fine-Art-Print colado em Fine-Art-Print), 40 x 130 cm, edição 2/3 + 1 AP, aquisição/comissionamento](https://institutopipa.com/wp-content/uploads/2023/07/Liberation-4.0-Rio-Panorama-I-1024x315.jpg)
“Liberation 4.0”,
instalação de vídeo
8’00”
Edição 2 de [Edition 2 of] 5 + 1 AP
2018
Hal Wildson
“Reflorestar Nossa Gente”,
Datilografia e Carimbo sobre fragmentos dos Livros: Utopia Selvagem, Utopía e outros,
123 x 87,5 cm
2024
Henrique Oliveira
![](https://institutopipa.com/wp-content/uploads/2023/07/IMG_0013-2-1024x683.jpg)
![“Desnatureza 3”, 2018, madeira compensada, cola e papelão, 7.6 x 9 x 6 m](https://institutopipa.com/wp-content/uploads/2023/07/IMG_0014-1024x683.jpg)
![“Desnatureza 3”, 2018, madeira compensada, cola e papelão, 7.6 x 9 x 6 m](https://institutopipa.com/wp-content/uploads/2023/07/IMG_0015-1024x683.jpg)
“Desnatureza 3”,
madeira compensada, cola e papelão,
7.6 x 9 x 6 m,
2018
Yukie Hori + Inês Bonduki
Projeto expositivo
“De noite penso no dia, de dia penso na noite /
夜は昼を思い、昼は夜を思う(Yoru ha hiru wo omoi, hiru ha yoru wo omou)”.
Vista geral da sala,
fotografia digital, pigmento mineral sobre Kozo White (110g/m2), impressão jato de tinta, madeira,
43 x 160 cm cada,
2018-2020