Yukie Hori + Inês Bonduki

Home > Coleção > Yukie Hori + Inês Bonduki

Inês Bonduki, São Paulo, SP, 1984. – Vive e trabalha em São Paulo.

Yukie Hori, São Paulo, SP, 1979. – Vive e trabalha entre Tóquio e Chiba, Japão.
Indicada ao Prêmio PIPA 2020.

Em fevereiro de 2018, Yukie recebeu de Inês um e-mail com o inusitado convite: criar duplas de imagens simultâneas de São Paulo e Tokyo, combinando os horários pelo WhatsApp. Sua ideia inicial, era aproximar imagens com temporalidades próximas mas espacialidades distantes. No decorrer do desenvolvimento do projeto, o processo foi adquirindo outros ritmos, novos contrastes, múltiplos encontros e conversas. Experimentando formas e edições, o farto material acumulado durante o diálogo visual entre as artistas foi condensado em 10 painéis verticais produzidos especialmente para a coleção do Instituto Pipa.

Sobre as artistas:
Inês Bonduki é fotógrafa, artista, professora e pesquisadora. Arquiteta pela FAU-USP, e doutora em Artes Visuais pela ECA-USP. Se interessa pela fricções entre experiência, corpo, deslocamento e imagem. Tem trabalhos expostos e publicados no Brasil e no exterior, e recebeu os prêmios Conrado Wessel, Foto em Pauta, dentre outros. Vive em São Paulo, mas gosta de se conectar com lugares distantes.

Yukie Hori é artista visual, designer gráfica e pesquisadora. Bacharel e mestre em Artes Visuais pela ECA-USP e doutora em Artes Visuais pela Tokyo University of the Arts, Japão. Acredita ser uma artista-ensaísta-zuihitsuka, que de maneira errática, investiga temas de interesse variados, testando diferentes soluções plásticas que tensionam a relação entre espaço, tempo, narrativa, recepção. Participa de exposições e residências artísticas nacionais e internacionais e recebeu os prêmios “V Prêmio Diário Contemporâneo de Fotografia” (2014), “VI Prêmio de Artes Plásticas Marcantonio Vilaça e Rede Nacional Funarte” (2011), UNESCO – Aschberg Bursary Program for Artists (2011), entre outros. Vive no Japão desde 2015, mas está em constante contato com o Brasil.

PIPA de perto

Projeto expositivo “De noite penso no dia, de dia penso na noite / 夜は昼を思い、昼は夜を思う(Yoru ha hiru wo omoi, hiru ha yoru wo omou)”. Vista geral da sala.

Sobre o projeto

Vídeo

Para saber mais sobre NOME, acesse seu perfil completo no site do Prêmio PIPA.