LANÇAMENTO DO PIPA 2024: CONHEÇA A 15ᵃ EDIÇÃO DO PRÊMIO!

É com grande orgulho e alegria que o Instituto PIPA anuncia o lançamento do Prêmio PIPA 2024. Em sua 15ᵃ Edição, o Prêmio PIPA reafirma sua longevidade e seu apoio consistente à arte contemporânea brasileira.

O PIPA é mais do que uma premiação. É uma plataforma de divulgação. Seus websites (em inglês e português), com informações sobre mais de 600 artistas e seus principais trabalhos, reúne conteúdo exclusivo, constituindo uma rica fonte de pesquisa, resultando assim, em uma janela para a arte contemporânea brasileira.

Ao mesmo tempo em que preserva sua essência, o PIPA entende que o cenário da arte no país é vivo, o que exige uma atenção cuidadosa para a adaptação a novos modelos e necessidades do meio.

O objetivo do Prêmio é destacar artistas com trajetória recente, iniciada nos últimos 15 anos, com uma participação promissora no circuito. Cabe ressaltar que, como o Brasil possui várias micro-cenas regionais, temos interesse em afirmá-las na sua diversidade.

Os artistas serão indicados por um comitê formado por profissionais de várias regiões do Brasil e do exterior, atuantes na cena artística brasileira contemporânea.

Conselho do Prêmio PIPA selecionará quatro artistas entre os participantes do Prêmio PIPA 2024 como vencedores desta décima quinta edição.

Cada Artista Premiado receberá uma doação de R$25.000,00 (vinte e cinco mil reais) e participará de uma exposição presencial a ser realizada no Paço Imperial do Rio de Janeiro, entre agosto e novembro de 2024.

Todos os artistas indicados ao Prêmio PIPA poderão participar também do PIPA Online, votação popular na internet que colabora com a divulgação dos artistas, principalmente dos que estão fora dos grandes centros. Os dois artistas mais votados recebem uma doação de R$5.000,00 (cinco mil reais). A votação ocorrerá  em julho.

Os artistas indicados para a 15ᵃ edição do Prêmio PIPA serão anunciados em boletins entre 16 de fevereiro e 1º de março.

Há 15 anos realizando o Prêmio PIPA, o Instituto PIPA também promove outras iniciativas, como aquisições e comissionamento de obras (sempre de artistas que já participaram do Prêmio). Em 2023, o Instituto lançou, juntamente com a The PIPA Foundation, o projeto de residência para curadores brasileiros em início de carreira em parceria com a Chelsea College of Arts and TrAIN at UAL, em Londres.

Continue nos acompanhando por meio do nosso website e das redes sociais do Prêmio para ficar a par dos próximos passos desta edição e descobrir quais artistas irão compor o grupo de participantes. Veja também o regulamento e o cronograma do PIPA 2024.


PIPA 2010: exposição da primeira edição do Prêmio PIPA, no Museu de Arte Moderna do Rio

Exposição Artistas Premiados PIPA 2024, Paço Imperial, foto Fabio Souza