Conheça as aquisições recentes do Instituto PIPA

Instituto PIPA continua com a missão de criar e compartilhar um acervo representativo da arte contemporânea produzida no Brasil. Desde 2010, obras de artistas que já participaram do Prêmio PIPA são adquiridas, assim como os artistas finalistas e os vencedores do PIPA Online doaram obras para o acervo até a edição de 2020. A coleção é orientada pelo conceito guarda-chuva “Displacement / Deslocamento”, em suas múltiplas definições. Isso pode significar a situação em que pessoas ou objetos se movem de um lugar para outro; pode ser espontâneo ou forçado, e há um sentido de urgência e uma necessidade de invenção associados aos deslocamentos – entre países, corpos, sexualidade, identidade, suportes e linguagens artísticas. Os trabalhos estão disponíveis para empréstimos, exposições têm sido organizadas e estamos abertos a desenvolver novos projetos e parcerias.

Como estamos sempre atentos à produção de artistas que passaram pelo PIPA, entre as últimas aquisições estão trabalhos de 2020 em papel de Eduardo Berliner, finalista da segunda edição do Prêmio PIPA, em 2011; duas impressões fotográficas de Leticia Ramos, que foi finalista de 2016; e obras de artistas com participação nas edições mais recentes, incluindo os Artistas Premiados de 2022 – Coletivo ColetoresJosiUÝRA e Vitória Cribb –, um dos Artistas Selecionados de 2021 e também o mais votado do PIPA Online 2019, Denilson Baniwa, e o artista mais votado do PIPA Online 2020, Isael Maxakali. São também trabalhos de Agrade Camiz, indicada ao PIPA 2020 e 2021, e de Xadalu Tupã Jekupé, indicado ao PIPA 2022. Ano passado, mais uma vez apresentamos, em paralelo à mostra anual do Prêmio PIPA, a exposição de Aquisições Recentes do Instituto PIPA, na qual alguns dos trabalhos aqui compartilhados estiveram. 

Acreditamos na importância de incentivar o desenvolvimento de práticas artísticas, apoiando a produção de novas obras e projetos, com a missão de contribuir para o reconhecimento e divulgação internacional da arte contemporânea brasileira. Assim, apresentamos abaixo as obras adquiridas recentemente pelo Instituto PIPA:


Agrade Camiz


Coletivo Coletores


Denilson Baniwa


Eduardo Berliner


Isael Maxakali


Josi


Leticia Ramos


UÝRA


Vitória Cribb


Xadalu Tupã Jekupé


Para visitar a coleção do Instituto PIPA, clique aqui.

Como parte das edições do Prêmio, e configurando mais um material de consulta e registro deste momento da arte nacional, também são produzidos, pela Do Rio Filmes, vídeos relacionados às exposições. Assista abaixo o vídeo da visita guiada que foi oferecida na abertura da mostra Aquisições Recentes: Coleção Instituto PIPA:

Confira a coleção completa do Instituto aqui.