VEJA NA ÍNTEGRA A CONVERSA REALIZADA PELO INSTITUTO PIPA COM AS ARTISTAS LUANA VITRA, VITÓRIA CRIBB E VIVIAN CACCURI

No dia 12 de setembro, o Instituto PIPA realizou uma conversa com as artistas Luana VitraVitória Cribb e Vivian Caccuri de tema “A construção da artista: desenvolvimento de poéticas, encontro com os materiais”. O evento, gratuito e aberto ao público, ocorreu na Sala dos Arcos no Paço Imperial do Rio de Janeiro, reunindo diversas pessoas para ouvirem as artistas compartilharem mais sobre suas trajetórias, incluindo a relação e a escolha dos materiais que utilizam e das temáticas que exploram, abordando suas pesquisas e a vivência do campo artístico. Elas também refletiram qual é o aspecto brasileiro de suas obras, e deram alguns conselhos para artistas em começo de carreira. O evento faz parte da intenção do Instituto de proporcionar momentos de aproximação entre artistas que já passaram pelo Prêmio e o público, proporcionando espaços de troca e reflexão sobre a arte contemporânea brasileira.

As três convidadas são artistas que trabalham com temas e suportes diversos, como as relações com o ambiente virtual, as múltiplas formas de materializar o som, e os diálogos entre o corpo e os minerais. Além disso, as três também fazem parte da história do Prêmio PIPA: Luana é uma das premiadas da edição deste ano, e está na exposição que fica em cartaz até 11 de novembro no Paço Imperial; Vitória foi premiada em 2022, com mostra também no Paço Imperial; e Vivian foi finalista da edição de 2018, quando a exposição do PIPA era no Museu de Arte Moderna do Rio (MAM).

A organização e a curadoria do evento foram feitas por membros da equipe do PIPA – Lucrécia Vinhaes e Alexia Carpilovsky — em parceria com a diretora artística Carla Oliveira, uma das indicadoras do Prêmio PIPA 2023. Lucrécia, fundadora do Instituto PIPA, abriu o encontro dando um panorama das iniciativas organizadas pelo Instituto, incluindo o Prêmio PIPA. A conversa foi mediada por Alexia e Carla, e ao final o público foi convidado a fazer perguntas às artistas. Para celebrar, tivemos cervejas Beck’s e foram distribuídos catálogos e ecobags do PIPA.

Clique nas imagens abaixo para expandí-las:



Essa conversa também está disponível como episódio do PIPA Podcast. Ouça agora o episódio aqui no site ou acesse nas plataformas de streaming, como Spotify e Apple podcast.

O vídeo da conversa está disponível abaixo na íntegra, mas você também pode assistí-lo diretamente no canal do Prêmio PIPA no Youtube.