Programa de Residência Pé Vermelho organiza ciclo de palestras e exposições

(Brasília, DF)

O Pé Vermelho – Espaço Contemporâneo, de Brasília, organiza o Ciclo de Palestras com curadores e pesquisadores, mostras de residências artísticas e exposição coletiva de artistas de várias regiões do país. A programação gratuita e aberta ao público vai ocorrer até 11 de dezembro com as palestras dos curadores Fabrícia Jordão (PE/PR) e Paulo Henrique Silva (GO). Até domingo estará aberta também as exposições “Ponto de fulgor” e “Levanta”, uma exposição que reúne obras doadas por 23 artistas visuais do Distrito Federal, Goiás, Bahia, Rio Grande do Norte e São Paulo. O espaço foi fundado pelo artista João Angelini, do grupo Emprezza.

Com patrocínio do Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal (FAC-DF), o Programa Pé Vermelho tem como objetivo formar e fortalecer um circuito de arte em Planaltina, cidade 30 km distante do Plano Piloto e mais de 160 anos de história, por meio de experiências das várias etapas do processo de criação visual e eventos abertos ao público. As atividades buscam também incentivar a criação e o compartilhamento de canais que permitam o escoamento da produção artística e cultural do Centro-Oeste, sem que o artista local precise migrar para esses centros de concentração hegemônica das artes.

O Programa Pé Vermelho receberá até fevereiro de 2023 quatro grupos de artistas visuais com o acompanhamento crítico de quatro duplas de curadores (as)/pesquisadores (as) de todo o país. Ao final de cada ciclo, acontecem palestras e exposições de processos ou de trabalhos finalizados. As palestras e as exposições são abertas ao público com entrada gratuita. A programação será informada pelo Instagram do espaço cultural @pevermelhoec.

Exposições de Residência 1 e de suporte

“Ponto de fulgor” é a mostra de conclusão do Ciclo 1 de Residência Artística do Programa Pé Vermelho. As artistas visuais Marcela Campos e Raissa Studart apresentam trabalhos e processos realizados e desenvolvidos individualmente e em conjunto. “Ponto de fulgor” fica em cartaz até o dia 11 de dezembro, com visitação de quinta a sábado, das 16h às 20h, mediante agendamento pelo e-mail pevermelho@pevermelho.art.

A segunda exposição, “Levanta”, traz trabalhos de 23 artistas visuais brasileiros que doaram suas obras para serem vendidos pelo Pé Vermelho e com isso arrecadar fundos para a manutenção e futuros projetos do espaço cultural. Participam da mostra Luciana Paiva, Douglas ferreiro, Pedro GandraAlice Lara, Shima, Marcelo Gandhi, Gabriela Mutti, Thiago Pinheiro, Marcos Antony, Helô Sanvoy, Raissa Studart, David AlmeidaGrupo EmpreZa, Marcela Campos, João Angelini, Shevan LopesDalton Paula, Augusto Legal, Dio, Glayson Arcanjo e Marcelo Araújo.

Próximos eventos

O Ciclo dois acontece de 20 de dezembro a 21 de janeiro de 2023, com residência artística de Clarice Gonçalves, Douglas Ferreiro e Rafael da Escócia, e palestras dos curadores Yuri Rafael e Ana Flávia Magalhães Pinto no dia 20 de dezembro. O Ciclo 3 tem Gabriela Mutti e Rômulo Barros na Residência, que acontece de 10 a 28 de janeiro de 2023, e palestras de José Eduardo e Vilma Santos no dia 28 de janeiro. Encerrando a programação, o Ciclo 4 acontece de 6 a 26 de fevereiro, com a residência artística de Iris Helena e Luciana Paiva, e palestras de Agnaldo Farias e Marília Panitz no dia 25 de fevereiro.

Sobre o Pé Vermelho – Espaço Contemporâneo

O Pé Vermelho é um espaço de formação, produção e promoção de artes, com foco na produção dos não-sudestinos e cerratenses. Pensando estratégias de inserção e circulação, acompanhamento e discussão dessa produção, instrumentalização e profissionalização desses artistas, o espaço Pé Vermelho surge com a proposta de formação de artistas em situações periféricas, na dilatação, fortalecimento e compartilhamento dos canais que os membros mais inseridos têm com os artistas que estão ainda no início de sua trajetória. O espaço ocupa um terreno em frente a praça da igrejinha São Sebastião, da histórica Planaltina, cidade da periferia de Brasília, mas que já se encontrava aqui no Goiás 150 anos antes da fundação do monumento moderno.

Programa Pé Vermelho

Ciclo 1 | Ponto de Fulgor | de Marcela Campos e Raissa Studart

                Levanta | Luciana Paiva, Douglas ferreiro, Pedro Gandra, Alice Lara, Shima, Marcelo Gandhi, Gabriela Mutti, Thiago Pinheiro, Marcos Antony, Helô Sanvoy, Raissa Studart, David Almeida, Grupo EmpreZa, Marcela Campos, João Angelini, Shevan Lopes, Dalton Paula, Augusto Legal, Dio, Glayson Arcanjo e Marcelo Araujo.

Até 11 de dezembro de 2022
De quinta a sábado, das 16h às 20h
Agendamento | pelo e-mail pevermelho@pevermelho.art
Instagram | @pevermelhoec
Facebook |  facebook.com/pevermelhoec
Endereço | Pé Vermelho Espaço Contemporâneo

                   Av. 13 de maio, quadra 57 lote 6 – Praça São Sebastião.

                   Planaltina-DF