Governador Valadares, MG, 1977. – Vive e Trabalha em Santa Luzia, MG. Representado pela Galeria Mendes Wood DM.
Indicado ao Prêmio PIPA 2012, 2013 e 2016.
Vencedor do Prêmio PIPA 2016.
O corpo é presente em todo o trabalho de Paulo Nazareth, o artista coleciona, ao longo de toda a sua caminhada, leituras iconográficas paradoxalmente iconoclastas acerca dos objetos, lugares, discursos asseverados e costumes socioculturais, executando em todo o seu trabalho uma narrativa pictórica que vai além de técnicas comuns, busca colocar corpos físicos em espaço expositório.
Nascido em 1977, na cidade de Governador Valadares (MG), Paulo Nazareth carrega em si a bagagem de andarilho, tendo percorrido longas distancias, da aldeia de Caiová à Nova York, de Miami à Mumbai dentre vários destinos curiosos. Dessas experiências, poder-se-ia concluir que os signos narrativos de Nazareth se perderiam, mas não, o artista consegue unir diferentes referencias em prol de um relacionamento plural entre a historiografia estética brasileira e o caminho de volta do homem as suas origens.
Em 2012, Nazareth ficou em 1º lugar no Prêmio MASP de Artes Visuais. Seu trabalho já foi apresentado em Berlim (Alemanha), Russia, Estados Unidos dentre mostras individuais e coletivas. Integra também coleções na Boros Collection (Berlim, Alemanha), Thyssen-Bornemisza Art (Viena, Áustria), Pinault Collection (Paris, França), Coleção Banco Itaú (São Paulo, SP), Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro (RJ), Pinacoteca do Estado de São Paulo (SP) e Rubbel Family Collection (Miami, EUA).
VÍDEOS