Exposições do Prêmio e do Instituto PIPA abrem este sábado no Paço Imperial

“Prêmio PIPA 2024: Aislan Pankararu, Aline Motta, enorê e Nara Guichon” e
“Coleção do Instituto PIPA: 15 anos…”
Abertura: 03 de agosto, de 14h às 18h, com visita guiada com Luiz Camillo Osorio às 15h
Visitação: de 04 de agosto a 20 de outubro de 2024

Paço Imperial
Praça Quinze de Novembro, 48 – Centro, Rio de Janeiro – RJ
De terça a domingo, das 12 às 18h
Entrada Franca



O Prêmio PIPA, que completa este ano sua 15ª edição, tem o prazer de anunciar os Artistas Premiados de 2024Aislan PankararuAline Mottaenorê e Nara Guichon. Entre os 62 participantes deste ano, artistas com até 15 anos de carreira, os quatro foram escolhidos pelo Conselho do PIPA por terem obras contundentes e representativas da pluralidade de poéticas e linguagens desenvolvidas no Brasil. Como parte da premiação, cada um recebe uma doação de R$25 mil e realiza a mostra na sala Terreiro do Paço Imperial, no Rio de Janeiro, de 03 de agosto a 20 de outubro de 2024.

Segundo Luiz Camillo Osorio, curador do Instituto PIPA, “os quatro premiados mostram vitalidade incomum em suas obras, incorporando temporalidades heterogêneas a processos de formalização arrojados. Seja pela retomada de artesanias tradicionais, seja pelo uso de tecnologias de ponta, estas quatro poéticas trabalham formas de perceber o presente nada convencionais. Acima de tudo, experimentando novos agenciamentos entre história e fabulação, artesania e delírio, ancestralidade e ciência, arte e ecologia. É forçando os limites das linguagens que a arte explora o desconhecido, liberando a imaginação a ir além do que já conhecemos. Só assim, no meio de uma crise civilizacional como a que vivemos hoje, é que poderemos reconfigurar passados abortados e abrir horizontes de expectativa inesperados em relação ao que virá. Este é o compromisso do PIPA, enquanto uma janela para o que se passa na cena brasileira dos últimos 15 anos: evidenciar os vários brasis que convivem, não necessariamente de forma pacificada, no interior do mesmo país”.



Além de trabalhos dos quatro Premiados de 2024, o Instituto PIPA apresenta no Terreirinho, sala localizada em frente ao Terreiro, a exposição “Coleção Instituto PIPA: 15 anos…”, em que é apresentado o acervo do Instituto. Osorio selecionou para a mostra obras doadas e adquiridas pelo Instituto ao longo dos 15 anos da formação de sua coleção. São cerca de 10 trabalhos de Arjan MartinsBárbara WagnerBerna RealeCaduDenilson BaniwaÉder OliveiraPaulo NazarethRenata Lucas, e Virginia de Medeiros, que ajudam a contar a história da arte contemporânea brasileira dos últimos anos, com linguagens e temáticas que simbolizam e representam o percurso recente da arte no país. Também será apresentado um registro do comissionamento do site-specific de Henrique Oliveira na Villa Aymoré, em 2018. O acervo completo pode ser visto no site www.institutopipa.com.



Outra iniciativa do Instituto incluída na exposição, além de obras da coleção, será uma participação de Hanayrá Negreiros, curadora selecionada para a bolsa de residência da The PIPA Foundation em Londres, em parceria com a Chelsea College of Arts e o centro de pesquisa TrAIN da University of the Arts London. O Instituto vai exibir um vídeo em que a curadora fala sobre o processo de preparação para a residência e seus temas de pesquisa. Ao longo das exposições, serão realizadas mesas de debates com convidados especiais. As datas e os temas das conversas serão divulgados ao longo do período expositivo, no site e nas redes sociais do Prêmio.

Veja o release completo da exposição aqui.